quarta-feira, 2 de junho de 2010

RETRATOS DA GUINÉ ANOS DEPOIS

A GUINÉ VISTA POR AMIGOS ANOS DEPOIS
J U N H O 2 0 0 9
VAMOS VER OS RETRATINHOS

Albino Silva
___
Caros Amigos, sendo eu talvez um fanático por Imagens da Guiné
visto dedicar meu tempo a encontrar as mesmas, desta vez até tive
sorte, pois encontrei um Camarada do tempo de Guerra naquele
Território e pertencente a uma Companhia do meu Batalhão, que
depois de amostrar Fotos da Guiné em Convívio com essa
Companhia, Gentilmente me Ofereceu estas e outras que eu
aqui vou colocar, para todos aqueles que como eu, adoram ver
Coisas do passado, mas também recentes, pois estas Fotos, excepto
algumas, foram tiradas o Ano passado em Junho, pelo Filho
deste Camarada, porque em missão de Ajuda esteve na Guiné.
Obrigado Reis.
___
Foto ainda do tempo Colonial

ONDAME - BIOMBO
alias como todas as outras a seguir

Sinceramente não sei o que esta escondido

Construções
Lembro que estas Fotos são de 2009

O gado na Tabanca
Imbundeiro, que me lembra as vezes que debaixo
deles me protegia do calor e não s
Crianças no mesmo estilo
Adoro ver estas Árvores enormes
Canoa
Habitantes da região
No passado era assim também
Tabanca
Crianças na Sombra
A Vida na Aldeia
Tabanca isolada
Me parece uma Caserna do passado
Minina di Tabanca
Mulher grande di Tabanca
Bolanha e pescadores
Trasporte de passageiros
Em plena mata
Por isso digo, não deites fora os teus brinquedos
Recordo os bons leitões que lá comi
Uma Igreja
Tabancas da Guiné
Mais esta casa no mato
Cena repetida
A Natureza na Guiné
Uma Cozinha de Tabanca
Uma Padaria ao ar Livre
Naquela região
Nova construção
Uma Maternidade
Na Tabanca
Pura Natureza
Os Leitões de excelente qualidade
Tabanca
Tabancas na mata
Paisagem caractristica da Guiné
Tabancas, ruas e avenidas
Uma Mãe de carga
Tabancas de sempre
Apenas Saudavel ver isto
Tantas vezes lá vi isto
Quase não havia Tabancas sem gado
Tabanca, gado e auto estrada
Diz lá se não é Lindo
Até o gado era mais saboroso
A Natureza tem destas coisas lindas
Ninguém faz igual
Apetece-me ver mais assim
Sinceramente gostava de estar là
Recordo muitas iguais por onde passei
Enormes
Pessoalde Tabanca na picada
Eram o refugio e protecção em muitas vezes
A sensação de ter sido um destacamento
Bolanhas da Guiné
Eram tantas e bem me lembro
Novas Tabancas
Nem imagino quem esta ali protegido do Sol
Deveria ter sido uma Caserna
Sem comentários
Me parece poços de água
Canoas e Bolanhas
Abrigo para guardar não sei quê
Meninos que precisam daquilo que tu já não queres
Imbundeiro de grande dimensão
Capim, Bolanha e mata
Tabanca junto a estrada
Bolanha
Assim se faz o Pão
Vestigios de ruinas
Ondame-Biombo
Uma horta como tantas que lá vi
Ondame-Biombo
Ondame-Biombo, Canoas
Casas e Mangueiros
A Tabanca
A Avenida em Canchungo - A feira
Canchungo visto do Céu
A Ponte sobre o Rio Costa entre Canchungo e Bachile
Foto de 1970- Era a Enfermaria em Teixeira Pinto
Canchungo ex Teixeira Pinto, 1970
Avenida de Canchungo em 1970
Depósito de á gua no Canchungo
Do Centro do Canchungo para vários locais
Teixeira Pinto visto das alturas
Rio Mansoa em Canchungo e canoa. Aqui era a zona de meus
mergulhos, de cima daquela pedra que se vê á frente.
Lá ao fundo era o Cais
Canchungo.
Foi aqui que fiz minha comissão na Guiné e durante 23
Meses.
Reconheço bem tudo o que aqui se vê, pois para além
da Avenida, que ia até ao Fortim, ou seja á Rotunda,
começo por ver aqui e em baixo, do lado esquerdo a
caserna da CCS, depois Depósito de Generos, depois
Oficinas auto, e a seguir a Administração, Correios,
Hospital, Campo de Futebol, o local onde estava a cantinae
o Refeitório que era ao lado do C. futebol, e reconheço
aina o local onde se encontra a Igreja de Teixeira Pinto
o Clube, e ainda o local onde estava instalada a Porta de Armas.
É pois possivél ver por Satelite tudo o que era Quartel,
e Quarenta Anos depois, consigo detectar tudo o que ainda
lá vejo, e que era daquela Época.
Acredita Amigo, que tenho Saudades daquela terra, mas vista
agora de forma diferente, e não podendo lá habitar,
Adoraria fazer uma visita ao Canchungo e suas Gentes.
Sem Comentários
Igreja de Canchungo - 1970
Canchungo - Baga-Baga
Canchungo - Alfaias agricolas
Canchungo
Canchungo - Virado para a agricultura
Canchungo
Canchungo
Canchungo
Mapa dos meus tempos de Guiné
_______
Pois é caros Amigos, e sobretudo aqueles que de certa forma
ainda gostam da Guiné, deixo-vos com estas Fotos, e com a
Promessa de que dentro de Dias, colocarei outras, mas agora
De Cacheu, Bissau, e de Ilha de Bijagós.
___
Espero que gostes, e caso não gostes podes comentar na mesma
pois nunca levarei a mal, porque por mim estarei sempre a ver
isto que tanto gosto, porque ao mesmo tempo me fazem
Recordar de um passado em si já distante,
pois são já Quarente Anos.
______
Os meus Endereços são os mesmos de sempre,
e para isso é só procurar em meus Blogues aqui.
_______
VOLTAREI BREVE com mais Fotos da Guiné







































































































Sem comentários: