quarta-feira, 27 de maio de 2009

SEMPRE EXCELENTES E VALOROSOS


BATALHAO DE CAÇADORES  2845

GUINE   1968  69  70

C.  C.  S.  ARMADOS PARA A PAZ
Em Teixeira Pinto - Capitao, Queiroz.


C.Caç.  2366  PERIQUITO ATREVIDO  : Jolmete e Quinhamel - 
Capitao, Barbeitos.


C.Caç. 2367   VAMPIROS .   Cacheu, Olossato, Pelundo, Co .
Capitao, Santana Pereira.

C.Caç. 2368  FERAS.
Cacheu,Bissora,Bachile e mais Tabancas.
Capitao , Cerveira.


O Canchungo ex Teixeira Pinto
_____
QUERIDA  PATRIA

Ó meu querido País - Que tanto te tenho Amado,
Tanto por ti eu sofri - Só por ti eu ter lutado...
-
Querida Pátria Portuguesa - Dos tempos que por ti lutei,
Passando Fome e sede - E por ti também chorei...
-
Portugal minha Pátria - Que linda Bandeira é,
Por ela também chorei - Fui prá guerra prá Guiné...
-
Sangue Suor e Lágrimas - Sacrifícios sem igual,
Gritos de raiva e dor - Pra defender Portugal.
-
Sangue colorindo o chão - Tanto Sangue derramado,
Foi essa nossa Missão - Por ter Portugal Honrado...
-
Foi Sangue nos Combates - Lá na Guiné derramado,
Eu cumpria o que Jurei - Pela Pátria fui Soldado...
-
Suor tanto Suor - Em caminhadas a pé,
Suor e tanto Suor - Pela Pátria na Guiné...
-
Suor pelo Clima - Naquele perigo então,
Foi o Sangue e o Suor - Pra defender a Nação...
-
Lágrimas de sofrimento - Para a Pátria defender,
Eram Lágrimas e tristeza - Por Camaradas Morrer...
-
Lágrimas na Juventude - Por nossa Pátria Amar,
Naquela Guerra maldita - Lá naquele Ultramar...
-


Na Frente,Albino Silva,com Camaradas da C.Caç. 2313 do Capitao Penin

Por ti Pátria lutei - E Jurei por ti Morrer,
Como tantos Camaradas - Na Guiné a Combater...
-
Até fome eu passei - Sacrifícios sem igual,
Com Camaradas cantei - O Hino de Portugal...
-
Em Matas eu caminhei - Em Picadas percorri,
Por ti Portugal lutei - Cansado não desisti...
-
Angola Guiné Moçambique - O Sofrimento constante,
Lutando por ti ó Pátria - E tu Pátria tao distante...
-
Dias e noites caminhei - No Cacimbo ou Calor,
Só Deus sabe o que passei - Lutei por ti com Amor...
-
Por ti eu não tinha medo- Naquela Guerra metido,
Quando á Pátria regressei - Senti meu dever cumprido...
-
Naquela Guerra metido - Rapazes da mesma idade,
Foram Anos que perdemos - Sem gozar a mocidade...
-
Hoje Velhos Combatentes - Cansados mas a combater,
A Pátria nos desprezou - E só nos quer ver morrer...
-
Cansados nós vamos vendo - Os Heróis que na verdade
É quem anda a roubar - A matar e é covarde...
-
Ó nossa Pátria querida - Não fomos Heróis e Lutamos,
Com Traumas hoje vivemos - E ainda te Amamos...
-


Albino Silva  Sol. Maq. 011004/67-Com Sol Escaldante atravessando Bolanhas

Hoje Velhos Combatentes - Mas com lutas a travar,
Porque a Pátria que Amamos - Essa nada nos quer dar...
-
Sucessivos Governantes - Prometem e nada dão,
Querem tudo para eles - São Abutres da Nação...
-
 Nesta Pátria Heróis - É só quem joga a bola,
Que lutam pelo País - De calção e camisola...
-
Os Heróis deste País - Com fortunas na terra,
São Heróis do Futebol - E nós não fomos na Guerra...
-
Nós não fomos Heróis -Mas com Bravura Lutamos,
Pela Pátria demos tudo - E Traumatizados ficamos...
-
Nós não fomos Heróis - Da Guerra que não esquece,
A Pátria nada nos dá - A Pátria nem nos conhece...
-
Governantes que prometem - Só porque não nos quer ver,
Sabem bem ser mentirosos - Não sabem o que é combater...
-
Não sabem o que é Guerra - Atacam bem de palavras,
Não conhecem os Heróis - E menos as Espingardas...
-
Não Vivemos em Paz - E com a Idade a avançar,
Exigindo o que é nosso - Estamos sempre a Lutar...
-
Nós que estamos cansados - Devíamos de descansar,
E a Pátria que defendemos - Ela nos está a matar...
-
A nossa Família sofre - Por nos ver a nós sofrer,
A família que é a mesma - Que nos viu ir Combater...
-
Estes nossos Governantes - Que nos tentam iludir,
Mandam outros para a Guerra - Mas eram eles a ir...
-
Muitos de nós na miséria - Com Impostos a pagar,
Para Abutres de Governos - Que ganham sem trabalhar...
-
Somos nós EX Combatentes - Camaradas da Nação,
E os que não nos conhece - Sabem que temos razão...
-
Somos nós deste País - Que mal nos tem tratado,
Orgulhosos Combatentes - Por ter PORTUGAL HONRADO...
_________


O Cais em Teixeira Pinto


Teixeira Pinto junto a Central Elect. 011004/67


Vista Aerea de Bissora


Bissora


Jolmete


Gado capturado ao inimigo- Jolmete. C.Caç. 2366



Local do Quartel em Teixeira Pinto
________

Tento mas nao consigo

E verdade que so vejo Camaradas, Guine matas e capim bem como
Bolanhas, Rios , picadas estradas de terra batida esboracadas pelo efeito
nao Natureza, e sonho ainda com serviços no Quartel e ainda faço
Reforços e Guardas para alem de meus Serviços a Enfermaria.
Actualmente ja nem sei viver sem pensar nestas coisas, e ate ja me
habituei a lidar com elas sentindo mesmo prazer em ver imagens ou
fotos de Camaradas e da Guine, bem como Filmes la feitos e que sao
vistos e revistos sempre com a mesma vontade.
Tantas vezes pensei fazer uma visita aquele Pais pequenino, Guine-Bissau
mas quase sempre me sinto incapacitado pelos diversos acontecimentos
que periodicamente la tem surgido e dos quais somos alheios, mas sentimos
Profunda tristeza porque na verdade agora gostamos da Guine-bissau.
Sinto-me alegre quando estou fazendo alguma coisa para os Camaradas
do meu Batalhao de Caçadores 2845, a nivel de todas as Companhias, seja
Armados para a Paz, Periquitos Atrevidos, Vampiros e Feras, pois lidei com
muitos deles, e todas as companhias me conhecem,mesmo ate a C.Caç. 2313
que tambem tinha um Pelotao em Teixeira Pinto, e o seu 
Comandante era o Capitao Penin.
Por minha vontade e bem estar, seria passar o tempo aqui a fazer coisas
para a malta, pois entendo que recordar e viver e todos gostam de falar
agora no seu passado, e que eu tento ajudar aqueles que estao mais esquecidos.
E que tenho sempre algumas coisas para dizer, e sei que
todos os Camaradas gostam delas.




A Ponte Alferes Nunes, e o Rio Costa


O velho Fortim da Ponte Alf.Nunes


A Nova Ponte Alferes Nunes


Restos do Fortim e Rio Costa


Ponte na Direcçao T.Pinto Bachile


"Bolanha" em Teixeira Pinto


Teixeira Pinto-Zona do Hospital Civil


Bissora
________________________

NAO  CONSIGO  NAO

Por mais que queira esquecer - O passado no Ultramar,

Eu bem tento e não consigo - Pois sempre o irei lembrar...

-

Não consigo esquecer - E se o Trauma assim é,

A verdade eu não esqueço - Recordo sempre a Guiné...

-

Não consigo esquecer - Da Guiné é já paixão,

A Guiné e Camaradas - Com quem fui em Batalhão...

-

Não consigo esquecer - Ainda hoje eu sinto,

Saudades dos Camaradas - Da Guiné Teixeira Pinto...

-

Não consigo esquecer - Locais por onde eu andei,

Até mesmo a Enfermaria - Tanto serviço eu prestei...

-

Não consigo esquecer - As Gentes daquela Terra

Os Estrondos dos Morteiros - Mortos Feridos e Guerra...

-

Não consigo esquecer - Lá daquela Enfermaria,

Do Ferido em combate - Ou por Doença Morria...

-

Não consigo esquecer - Camaradas a chorar,

Traumatizados da Guerra - Eu tentava consolar...

-

Não consigo esquecer - Esse tempo Dia a Dia,

Rebentamentos constantes - Que toda a Guiné tremia...

-

Não consigo esquecer - Tudo aquilo que vivi,

Tanto e tanto Camarada - Que na Guiné conheci...

-

Não consigo esquecer - As Picagens nas Estradas,

Vejo ainda Inimigos - A Dispararem Rajadas...

-

Não consigo esquecer - A Companhia ou Plotão,

Camaradas caçadores - Que eram do meu Batalhão...

-

Não consigo esquecer - Camaradas Paras e até,

Fuzas lá no Canchungo - Teixeira Pinto Guiné...

-

Não consigo esquecer - Tantos Milícias que vi,

Guineenses do Canchungo - Que com eles convivi...

-

Não consigo esquecer - Bem de tudo estou lembrado,

Penso em minha  G3 - Companheira do passado...

-

Não consigo esquecer - Ainda me julgo fardado,

Na Guiné ainda estou - Com o meu camufulado...

-

Não consigo esquecer - Momentos que lá vivi,

Ao ver sofrer Camaradas - Com eles também sofri...

Bolanhas da Guine 

Não consigo esquecer - Os Roncos ou Emboscadas,

Com tantos anos passados - Ainda ouço Rajadas...

-

Não consigo esquecer - Camaradas que Lutaram,

Defendendo sua Bandeira - E pela Pátria Tombaram...

-

Não consigo esquecer - O calor aquele Inferno,

O cheiro constante a Pólvora - E as chuvas no Inverno...

-

Não consigo esquecer - Da Guiné me lembro sim,

Dos Reforços e Psico - Guardas á Ponte e Fortim...

-

Eu nãoconsigo esquecer - Mesmo por muito tentar,

Quando penso estar esquecido - Estou com a Guiné a sonhar...

-

Eu não consigo esquecer - Coisas da minha memória,

E sonhar com a Guiné - Faz parte da minha História...

-

Eu não consigo esquecer - Nem Guiné nem sua Gente,

Eu Sonho que sou Soldado - E ainda sou Combatente...

-

Eu não consigo esquecer - E a dormir vou sonhando,

Caindo numa emboscada - Com gritos vou acordando...

-

Eu não consigo esquecer - Efeitos que a Guerra tem,

E o Trauma que hoje tenho - Tem a Família também...

-

Eu não consigo esquecer - O passado que vivi,

Que de bom só hoje tenho - Camaradas que conheci...

-

Eu não consigo esquecer - É verdade o que digo,

Por hoje deixo a escrita - Eu vou Fujir pró Abrigo...

________

POR : ALBINO SILVA

Sol.     011004/67…CCS

Bat.Caç.2845

CANCHUNGO-GUINÉ

Ex Teixeira Pinto.


C.C.S.  em Formatura em Teixeira Pinto


Sapadores na guarda a Ponte Alf.Nunes e o 011004/67


Deposito de Agua em Teixeira Pinto


O nosso Gerador - Central


LDG  Alfange na ida para Teixeira Pinto


LDG Alfange


Casernas em Teixeira Pinto


Quem nao se lembra da Enfermaria


A Igreja em Teixeira Pinto e do nosso Capelao, Francisco da Costa e Silva


Rotunda em Teixeira Pinto . Aqui havia o Fortim


Albino Silva. Sol. Maq. Nº 011004/67  de guarda ao posto  7

________________

Sabes Camarada. Gostaria de colocar aqui mais fotos, mas que fossem

vossas e dos locais por onde andas-te.

E Facil, pois com o meu E-mail podes enviar-me, fotos tuas pois serao bem 

recebidas , colocadas em meus Albuns e ainda nestes trabalhinhos

que adoro fazer para todos nos.

Nao quero de forma alguma que pensem que o Albino e que

so ve Teixeira Pinto.

Sera Importante ouvir tua opiniao sobre estes trabalhos que vou 

fazendo.


Lavadeiras das nossas Fardas !!!


Mulheres de Bolanahas e na pesca de boas Ostras e Camarao


Lavadeiras de sempre, porque ainda hoje e assim...


Ponte Alferes Nunes actual...


Canchungo


011004/67 - O vosso Maqueiro em serviço



ABRAÇOS A TODA A RAPAZIADA

________

Agora deixo aqui os meus Contactos assim :

Albino Silva .     Rua Nª Sª de Guadalupe Nº 24

Gandra  4740 - 476      Esposende .   TM. 963  297  804

BLOG :    batcac2845guineteixeirapinto.blogspot.com

BLOG :    batalhaodecacadores2845.blogspot.com

BLOG  :   blogueforanadaevaotres.blogspot.com

E-MAIL,     albino_silva15@hotmail.com





_____________Breve estou de volta____________ 









 




 

 


 



 









 


 






 




















Sem comentários: